As redes ferroviárias
de alta velocidade podem ser um fenômeno relativamente novo, mas para 20 países
em todo o mundo já formam a espinha dorsal da rede de transporte. Embora tenha
sido introduzido pela primeira vez no Japão, o trem de alta velocidade foi realmente
estabelecido na Europa nos anos 80 e 90. Recentemente, os avanços tecnológicos
levaram os países asiáticos a subir na classificação em relação à população
atendida pela rede de alta velocidade, preço por quilômetro e velocidade
operacional e máxima.
Sede de uma rede
ferroviária famosa e extensa, as mudanças na infra-estrutura associadas à
mudança de ferrovia normal para alta velocidade se mostraram particularmente
complexas na Europa. Por exemplo, espera-se que a rede de alta velocidade no
Reino Unido permaneça em construção até 2026, o que talvez seja o que acontece
quando suas linhas ferroviárias datam de 1825. Da mesma forma, apesar do
interesse persistente e dos rumores envolvendo a Califórnia e a costa leste, o
Os Estados Unidos ainda não adotaram a tecnologia de trens de alta velocidade.
Este ranking compara exclusivamente trens que atendem aos critérios oficiais de
alta velocidade.
Agora que as rodas
estão em movimento, nada pode desacelerar a revolução em alta velocidade.
10. Thalys:
300 km / h (186 mph)
9. Eurostar
e320: 320 km / h (200 mph)
8. Korail KTX:
330 km / h (205 mph)
7.
DeutscheBahn ICE: 330 km / h (205 mph)
6. Ferrovia
Ocidental de Haramain: 350 km / h (217 mph)
5. Renfe AVE:
350 km / h (217 mph)
4.
Frecciarossa 1000: 354 km / h (220 mph)
3. Shinkansen
H5: 360 km / h (224 mph)
2. Fuxing Hao
CR400AF: 400 km / h (249 mph)
1. Shanghai
Maglev: 430 km / h (267 mph)
Vencedor não
oficial: Maglev da série L0: 603 km / h (375 mph)
Fonte de vídeo
e créditos:
Shanghai Maglev
Colaboração de pesquisa: Engenheiro Luiz de Lucca Silva
Colaboração de pesquisa: Engenheiro Luiz de Lucca Silva
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