quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

PALESTRA SOBRE REFORMA TRABALHISTA NA AENFER



A AENFER recebeu nesta sexta-feira (29) a juíza substituta da Vara do Trabalho do TRT da Primeira Região – RJ, Dra. Adriana Leandro de Sousa Freitas.

Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e 1ª vice-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho (1ª Região), a palestrante falou sobre os impactos da Reforma Trabalhista e as principais alegações do governo para justificar a Reforma.
Em seu entendimento, a Reforma Trabalhista veio justamente para coadunar com o posicionamento do governo. Ela não considera muito positivo o que tem sido feito e na sua opinião, faltou diálogo com a sociedade.

A juíza acredita que a modernização da CLT precisava de ajustes em algumas circunstâncias. Houve um enfraquecimento dos sindicatos com a flexibilização e o que vem acontecendo nas empresas são a redução de salários e trabalhadores prejudicados com a nova medida que permite essa condição.
A juíza Adriana Leandro lembrou que com a nova Constituição, criada em 1988, já havia uma tendência de enfraquecer os sindicatos. Com o atual governo, que instituiu a contribuição facultativa, muitos sindicatos tiveram que parar suas atividades, demitindo trabalhadores e, em muitos casos, fechando suas portas.

Ela acredita que, o enfraquecimento de classes que lutam pelos direitos dos trabalhadores, prejudica a população que não poderá contar com uma instituição que defenda coletivamente esses direitos.
A juíza ressaltou que, infelizmente somos um país que não pensamos no coletivo e isso prejudica o cidadão de forma individual. 






Um comentário:

  1. A palestrante, juíza Adriana de Sousa Freitas mostrou ter conhecimento profundo do direito trabalhista e enfatizou muito a necessidade da união das Associações de Classe se mostrarem presentes junto a políticos e governos. Foi bastante clara na necessidade de os associados fortalecerem suas diretorias com seu apoio e presença.
    Maurício F g de Souza

    ResponderExcluir

TRENS: Transporte Rápido, Ecologicamente correto, Não poluente e Seguro

No dia 30 de abril estaremos comemorando os 168 anos de inauguração da primeira Ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro de Petrópolis da Impe...