quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Nova Diretoria e um terço dos Conselhos tomam posse na AENFER

O ano de 2020 começou diferente para a AENFER. Ao longo da história da Associação, cuja posse de Diretoria e Conselhos se davam no mês de setembro, esse ano, devido a mudança do Estatuto,  a cerimônia aconteceu no dia 07 de janeiro.

A mestre de cerimônia Telma Regina Jorge da Silva, que se despede da Diretoria Social, conduziu o evento.

A mesa foi composta pela presidente da AENFER, Isabel Cristina Junqueira de Andréa e pelo presidente da AEEFL Almir Ferreira Gaspar, presidente do CREA-RJ Luiz Antonio Cosenza, diretora Vogal da AARFFSA Lídia Maria Martins Gonçalves e o assessor do deputado federal Carlo Caiado, Ricardo Lafayette.

Na Direção Colegiada, 2020/2021, tomaram posse a engenheira  Isabel Cristina Junqueira de Andréa, dando continuidade ao seu trabalho na qualidade de presidente e os vice-presidentes, engºs Aldo Paschoal Gama Signorelli, Alexandre Julio Lopes de Almeida, Fernando José Alvarenga de Albuquerque, Helio Suêvo Rodriguez, Marcelo Freire da Costa e o analista de Sistemas Marco Henrique de Araújo.

Também foram empossados um terço dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Dos conselheiros Efetivos, tomaram posse os engºs: Gabriel de Souza Lino, João Bosco Setti, Lilian Borges Scuett, Therezinha Maria Denys Maia de Magalhães e Antônio Gonçalves Marques Filho e José Roberto Martins Pataro.
Os conselheiros Especiais que tomaram posse foram o advogado Marcelo do Valle Pires, administrador Odorico Francisco de Oliveira e o analista de sistemas organizacionais Luiz Fernando D. Aguiar. Pelo Conselho Fiscal, tomou posse o economista Aldo de Souza.

O conselheiro mais votado Gabriel Lino discursou em nome dos conselheiros Efetivos.
Ele disse que gostaria de trazer otimismo, mas o cenário está bastante nebuloso, pois não estão muito claras as diretrizes do atual governo para o modal ferroviário e por outro lado, a participação de nossos colegas, está muito desanimada e pouco participativa. Ele frisou que a AENFER continua lutando, mas precisa da participação de nossos associados, comparecendo às atividades aqui realizadas e cobrando medidas que possam dar melhores rumos para os ferroviários. Marcelo Pires, que discursou em nome dos conselheiros Especiais também concordou com o colega sobre a importância da participação de todos. Ele acredita que 2020 será melhor.

A cerimônia foi finalizada com o discurso de posse da presidente Isabel Junqueira, conforme abaixo:

“Desejo externar meus agradecimentos a todos que fizeram a AENFER no mandato que hora se finda, a meu vice-presidente, diretores, empregados, associados, parceiros e voluntários.
O resultado do nosso trabalho nos leva a reassumir esta Casa pelos próximos dois anos.
Nós, ferroviários, somos uma categoria diferenciada das demais porque temos duas leis especiais que nos complementam, ou deveriam complementar a nossa aposentadoria e uma Fundação de Seguridade Social, a REFER, pelas quais pautamos e deveremos pautar a nossa luta, pois é o que nos sobra após o desmantelamento da Rede Ferroviária Federal S.A.
Devemos pertencer a uma associação de classe para que possamos defender nossos lídimos direitos tão achincalhados nos últimos anos, principalmente pelo DEPEX, Departamento de Órgãos Extintos.
Nossas reivindicações junto àquele Órgão são constantes e temos que perseguir os resultados.
Colegas continuam trabalhando porque não lhes é concedido o que é de direito e outros se aposentaram com remuneração aviltada.
Nossa REFER tem sido objeto de especial    atenção por parte desta Associação. Desde 2018, quando a Fundação foi exposta na mídia por lamentáveis acontecimentos, a AENFER tem encaminhado suas observações ao Conselho Deliberativo a respeito de importantes assuntos, tais como:
- Processo seletivo de escolha da diretoria executiva.
- Elevado custo administrativo.
- Falta de transparência com relação aos dados de interesse dos participantes.
- Perspectivas de recebimento da dívida da União para com a CBTU.
- Perdas em investimentos.
- Revisão do Estatuto.
- Disponibilização das atas do CODEL e do COFIS, a exemplo do que fazem outros órgãos públicos.
Dentre outros objetivos pugnamos pela retomada do transporte sobre trilhos e a preservação do patrimônio e a memória ferroviária.
Fazemos parte da Frente Parlamentar Rio nos Trilhos que visa a implementação de trens de passageiros em alguns trechos com maior viabilidade.
Cerramos fileiras com a Secretaria Estadual de Transporte do Estado visando a obtenção de parte dos recursos oriundos da multa a ser paga pela VLI (antiga FCA) para que sejam destinados à construção de linhas em nosso Estado.
Assim reveste-se de suma prioridade que o ferroviário compreenda a importância de participar de associações ou sindicatos que possam defendê-los e a ferrovia como um todo.
Exorto, portanto, que venham se juntar a nós nessa busca incessante de uma situação melhor para a categoria e para o nosso País que necessita de mais e melhores ferrovias para se desenvolver.
Que Deus nos ilumine a todos!”

Após o evento, a AENFER ofereceu ao público presente um coquetel, realizado no Espaço Cultural Carlos Lange de Lima, 7º andar, para celebrar o novo momento que se inicia.

Engenheira Isabel assina o livro de posse 

Presidente da AEEFL Almir Ferreira Gaspar, presidente do CREA-RJ Luiz Antonio Cosenza, presidente da AENFER Isabel Cristina Junqueira de Andrea, diretora Vogal da AARFFSA Lídia Maria Martins Gonçalves e o assessor do deputado federal Carlo Caiado, Ricardo Lafayette.



EngªTherezinha Maria Denys Maia de Magalhães


Diretoria Colegiada da AENFER


Engº Gabriel de Souza Lino

Conselheiros Odorico Francisco Filho, Aldo de Souza, Marcelo Pires, Gabriel Lino, Bosco Setti, Lilian Scuett e Therezinha Magalhães

Mestre de Cerimônia Telma Regina Jorge da Silva


Engª Lilian Borges Scuett

Público da AENFER 



Conselheiro Especial mais votado, Marcelo Pires, em seu discurso de posse

Conselheiro Efetivo mais votado em seu discurso de posse

Presidente do CREA-RJ Luiz Antônio Cosenza, conselheiro Fiscal da AENFER Aldo de Souza, vice-presidente Alexandre Almeida e o presidente da AEEFL Almir Ferreira Gaspar   









Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRENS: Transporte Rápido, Ecologicamente correto, Não poluente e Seguro

No dia 30 de abril estaremos comemorando os 168 anos de inauguração da primeira Ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro de Petrópolis da Impe...