Ao Parlamento, o premier disse que estava apoiando o HS2 como parte de uma
reforma mais ampla da infraestrutura de transporte da Grã-Bretanha, incluindo
atualizações para ônibus e ciclovias, e enfatizando um plano para construir
conexões integradas entre as regiões do Norte da Inglaterra. Nas eleições de
dezembro, os conservadores avançaram na região, conquistando o voto em antigos
redutos trabalhistas em regiões industriais degradadas.
- Vamos fazer isso e, para garantir que o façamos sem mais interrupções
nos custos ou no cronograma, estamos tomando medidas decisivas para restaurar a
disciplina do programa - afirmou Johnson.
A linha reduzirá o tempo de viagem e aumentará a capacidade da já saturada
rede britânica, permitindo que o Reino Unido "suba de nível" e
alcance o patamar de países como França e Espanha, que possuem extensa malha
ferroviária de alta velocidade.
Aumento dos custos
No ano passado, foi realizada uma análise sobre se o HS2
deveria continuar, depois que seu custo previsto subiu para 106 bilhões de
libras (R$ 595,7 bilhões), quase o dobro do estimado há cinco anos.
O governo já gastou 7,4 bilhões de libras (US$ 41 bilhões) no HS2 sem
implantar nenhum trilho. O trabalho físico começou, no entanto, com edifícios
demolidos, terras desmatadas e redes de água e energia redirecionadas.
Opositores do HS2 dizem que seria mais barato e mais rápido reforçar os
serviços existentes nas linhas convencionais, enquanto os apoiadores do HS2
defendem que a rede ferroviária britânica, em grande parte construída na era
vitoriana, já está esgotada e que a simples modernização não aumentaria sua
capacidade.
O projeto dividiu o Partido Conservador, responsável por implementar uma
política econômica de austeridade desde a crise de 2008.
- O HS2 é malquisto, não desejado e foi terrivelmente mal administrado -
disse o deputado conservador Andrew Bridgen, ao que Johnson respondeu: - Todo
grande projeto de infraestrutura sofre oposição nesse estágio inicial.
O HS2, inicialmente aprovado pelo governo em 2012, conectará Londres a
Birmingham, no centro da Inglaterra, na primeira fase, antes de se dividir em
dois e seguir para Manchester no oeste, e Leeds para o leste.
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