O Estudo de Viabilidade
Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que integra o processo de licitação para
a construção do trecho ferroviário que irá interligar o município de Maracaju à
cidade de Cascavel (PR) deve ser assinado nos próximos 30 dias pelos governos
do Paraná e de Mato Grosso do Sul.
A informação foi dada na
tarde de segunda-feira (15) ao secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio
Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)
durante a primeira reunião de trabalho após o anúncio da qualificação do
projeto no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) realizado
pelo Ministério da Economia e que deve acelerar o processo de desestatização da
Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste).
Conforme Verruck, a
partir de agora, o governo federal passa a auxiliar o governo paranaense com
apoio técnico regulatório necessário para a elaboração do edital de licitação,
sendo que o primeiro passo é o EVTEA. “Mato Grosso do Sul será diretamente
beneficiado já que será construído um ramal de extensão até Maracaju abrindo
novo canal de escoamento de soja, etanol e outros produtos até o Porto de
Paranaguá. Essa é uma obra de extrema relevância, pois vai oferecer uma
alternativa logística mais competitiva para o escoamento da produção do nosso
agronegócio. A qualificação do projeto no âmbito da PPI é extremamente
importante para atrair investidores”, comentou.
De acordo com o secretário da
Casa Civil do Governo do Paraná, Luiz Antonio Fagundes , o EVTEA já foi
licitado e contratado pelo Governo do Paraná, com recursos do Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID). A perspectiva é de que nos próximos 30
dias ocorra a assinatura com a empresa ganhadora.
Segundo o
diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves, a Ferroeste, no trecho de 248
km entre Guarapuava (PR) a Cascavel (PR), bateu recorde de operação neste ano.
“O foco é fazer chegar até o Porto de Paranaguá e interligar Maracaju nesse
percurso”, acrescentou.
Ainda de acordo com
Jaime Verruck., o passo seguinte será o início da elaboração do Estudo de
Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
“O EIA-RIMA é de competência do Ibama pois trata-se de uma obra com impacto em
dois estados no Rio Paraná, que é da jurisdição da União. Esperamos que seja
estabelecido um termo de referência pelo Ibama, mas os órgãos ambientais dos
estados vão ficar à disposição para apoiar.
A expectativa, de acordo
com o titular da Semagro é de que o leilão da Ferroeste ocorra e seja concluído
até o final de 2021. “Já existe uma concessão vigente para essa ferrovia, que
vai até 2079. Há uma estimativa inicial de investimento total na ordem de R$ 8
bilhões, sendo que cerca de R$ 3 bilhões voltados para as obras no percurso
dentro de Mato Grosso do Sul, o que daria uma perspectiva de mais de mil
empregos no período de construção. É uma obra fundamental para o Estado”,
finalizou o secretário.
Fonte: G1, 17/06/2020
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