quarta-feira, 3 de junho de 2020

SETOR FERROVIÁRIO, O PRIMO POBRE DO SISTEMA VIÁRIO BRASILEIRO.



Li, com satisfação, no Informativo  da Associação de Engenheiros Ferroviários-AENFER (01-06-20),  que alguns senadores e deputados se dignaram a lançar um olhar efetivo para o setor ferroviário, o primo pobre do sistema viário brasileiro, sobre os desafios que lhe foram e são postos à frente, pelos governos passados e pelo atual, nesta ordem, trazendo à tona, que o transporte por sobre trilhos terá fôlego, registrando-se que, nesta fase da Covid-19 cresceu 27%, tendo-se em vista a preferência dos empreendedores por este modo.

Este olhar tardio  se reflete na constituição da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI, com a fusão de diversas Frentes do gênero, criadas por várias Assembleias Legislativas, cujo mote é a fusão destas, para ações ativas e efetivas operacionais nacionais, daqui pra frente,  em nível nacional. Muitas das Frentes Estaduais, de forma  solo,  não  tiveram o êxito esperado, “no tempo e no espaço” (meu jargão). Espera-se que, unidas, terão maior poder de negociação junto ao governo federal, que precisa marcar sua presença neste importante ícone da economia do País.

A FRENLOGI surge em boa e oportuna hora, tendo-se em conta o criminoso abandono de trechos de linha desafios, com invasão de leitos e roubo do patrimônio ferroviário. Por esses ramais poderiam estar circulando trens de passageiros e de turismo, como no passado, efetivando-se, assim, a tão sonhada e esperada mobilidade urbana, que só se efetivará, com o modo ferroviário integrando o sistema viário.

Secundando à Frente Parlamentar Mineira, pela volta dos trens de passageiros aos trilhos, ALERJ constituiu  a Frente Parlamentar Fluminense, com igual objetivo, óbvio, que pugna, também por essa volta, dada a sua vocação turística, registrando-se que a primeira ferrovia que circulou Brasil, a partir de 30 de abril de 1854, foi no Estado do Rio, município de Magé, portanto, há 166 anos.

O deputado estadual  Welberth Rezende preside a Frente/RJ e tornou-se um  ferroviarista  emérito, diga-se de passagem. O engenheiro  Delmo Pinho, Secretário de Estado de Transportes tem sido um elemento de escol, atuando com  assessoria de ferroviários e ferroviaristas  competentes, no planejamento  de ações  e operacionalização  pragmáticas, a fim de que se chegue a volta dos trens de passageiros aos trilhos, o quanto antes. Sinto-me deveras gratificado, como ferroviário aposentado a  participar dessa Frente, que nunca deverá “dar as costas a essa nobre empreitada. 

A FRENLOGI, a partir de maio pp, se for bem articulada poderá “fazer o trem andar” (circular), desde que seus integrantes ponham mãos à obra, para que o atual governo do presidente Jair Bolsonaro acorde do sono continuado desde janeiro/19 e dê completeza ao modo ferroviário, na medida da grande necessidade de superação dos desafios, para a construção de novas ferrovias e a revitalização de trechos de linhas abandonados por estes Brasis afora.

No bojo dos trabalhos da FRENLOGI espera-se que o Projeto Pró-Brasil, proposta deste governo venha a se constituir na grande força para volta dos trens aos trilhos e que isto venha se a constituir grande alavanca para o surgimento de nova indústria de material ferroviário, que, com as já existentes abastecerão o modo, o primo pobre do sistema viário do País.

E volto a repercutir minha máxima: “O Brasil precisa de ferrovias como o sangue de oxigênio e a tarefa que pesa por sobre os ombros do governo, é construir ferrovias para o Brasil.”

À baila, enriquecendo a máxima, coloco o  pensamento  de Chico Xavier, aplicável à espécie, a juízo de cada leitor deste artigo, na completeza que se faz necessário, consubstancial aos objetivos da FRENLOGI e a possibilidade de se conquistar, no tempo e no espaço, o que o Brasil espera de cada um de nós outros, pós- pandemia:

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”

Conselheiro da Aenfer, Genésio Pereira dos Santos/Advogado/Jornalista/Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRENS: Transporte Rápido, Ecologicamente correto, Não poluente e Seguro

No dia 30 de abril estaremos comemorando os 168 anos de inauguração da primeira Ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro de Petrópolis da Impe...