As inscrições para o IX Seminário de Integração do Setor Ferroviário estão abertas até o dia 20 de novembro e contará com a participação do assessor da Presidência da Aenfer Antonio Pastori como um dos palestrantes. Na ocasião ele falará sobre: Dilema ferroviário: por que tão poucas ferrovias num país continental como o Brasil?
Alunos, acadêmicos, funcionários de empresas do setor e outros apaixonados por ferrovia podem se cadastrar para terem acesso ao conteúdo que será disponibilizado entre 24 e 26 de novembro; participação no evento será certificada.
O evento promovido pelo Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) para integrar os diversos eixos e protagonistas do setor ferroviário brasileiro terá uma edição diferente em 2020. Depois de levar um amplo debate sobre o segmento a três estados - além de Minas Gerais, já houve edições no Espírito Santo (Cariacica) e em Santa Catarina (Joinville) -, o Seminário de Integração do Setor Ferroviário, por conta da pandemia da Covid-19, será realizado totalmente on-line, o que de certa forma torna suas palestras e debates acessíveis a mais pessoas.
O IX Sisfer terá todo o seu conteúdo disponibilizado na página www.ifsudestemg.edu.br/sisfer entre 24 e 26 de novembro. Com o tema "Desafios e oportunidades do setor metroferroviário", o seminário tem inscrições abertas e gratuitas para todos os públicos até 20 de novembro.
Inscreva-se aqui até 20 de novembro
Conexão entre empresas, associações e academia
Ao longo de quase uma década e oito edições realizadas em quatro cidades diferentes, o Sisfer se notabilizou por aproximar empresas, concessionárias, associações e academia, divulgando projetos, promovendo a inovação e conectando os alunos do IF Sudeste MG e de instituições parceiras ao mundo do trabalho.
Nesta edição do Sisfer, os responsáveis por essa integração serão os seguintes palestrantes: Shiguemi Uehara (MRS/Abendi), que falará na abertura do evento sobre os ensaios não destrutivos mais utilizados no âmbito metroferroviário; Antonio Pastori, que tratará do ainda baixo número de ferrovias no país; Flávio Resende (VLI), que trará sua visão a respeito de logística e produtividade; Ronilson Vieira (Vale), palestrante que abordará a pauta "trem não tripulado"; Valéria Mousinho, responsável por apresentar transformação digital e manutenção 4.0; Fábio Tadeu (Metrô SP), que falará sobre monotrilho; Marcus Quintella (FGV Transportes), que comentará a importância da mobilidade urbana nas cidades do futuro; Rondinelli dos Santos (VLi), que tratará do perfil profissional do ferroviário moderno; a professora Ângela França Pedrinho, que abordará os desafios do Metrô do Rio de Janeiro na palestra de encerramento do Sisfer.
Você pode conferir a programação completa aqui
Saiba mais sobre os palestrantes
O avanço do ensino ferroviário
Após receber um notável legado de uma escola de formação da antiga Rede Ferroviária Federal e das instituições que a sucederam em Santos Dumont, o IF Sudeste MG já tem uma década de serviços prestados ao setor. Inicialmente, com o curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários (Transporte Ferroviário à época de sua criação), convênios e eventos como o próprio Sisfer. Mais recentemente, ampliou essa contribuição ao levar a ferrovia ao âmbito da graduação, com a criação da Engenharia Ferroviária e Metroviária.
Entre as instituições parceiras na realização de edições anteriores do Sisfer, estão o Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O presidente da comissão organizadora do IX Sisfer é o professor Marcus Vinícius de Paiva, também coordenador do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários.
Veja o conteúdo desta notícia através do link
A Aenfer apoia esse evento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário