quarta-feira, 17 de março de 2021

ANÁLISE DE PROBLEMAS E TOMADA DE DECISÃO

 No final da década de 70 e toda a de 80,  as grandes empresas nacionais celebraram contratos  com a empresa de consultoria americana, Kepner Trigoe  que treinava a cúpula de altos  dirigentes (presidentes, diretores, superintendentes, chefes de departamentos, assessores e profissionais  de nível superior e os servidores  de nível médio (mestres, supervisores administrativos,  técnicos e servidores em geral das áreas operacionais), na “análise de problemas e tomadas de decisão e detecção analítica de falhas,” cujo objetivo  era instruí-los na operacionalização de suas funções na eficiência, a fim de que  se alavancasse a busca de produtividade, num primeiro momento e que o resultado final traria benefícios econômico-financeiros para todos, num segundo momento, “no tempo e no espaço” (meu jargão).

À frente da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoal da Rede Ferroviária Federal S.A-RFFSA, estava uma dupla de professores de alto nível técnico em recursos humanos: Victor José Ferreira (de saudosa memória) e Wallace de Souza Vieira-VW, monstros sagrados da era da estatal extinta em 31-05-2007. A dupla VW intermediou  a diretoria da empresa com a citada firma de consultoria, graças ao Acordo RFFSA/SENAI. que tanto benefício trouxe a classe ferroviária,  quando a RFFSA atingiu posição de destaque no concerto das empresas de transporte por sobre trilhos, na América do Sul.

Em verdade, em verdade, registrou-se um grande desempenho das equipes técnico-gerencial-operacionais de todo corpo de servidores, pós os treinamentos nos módulos, cuja performance coletiva das atividades, foi notória, sem sombra de dúvida.

Vários servidores de nível superior formados como instrutores, a de que os milhares de ferroviários nos níveis de gerência superior e médio, com  elevado aproveitamento e ministraram nas Superintendência Regionais-SR, em toda a extensão da RFFSA

Paralelamente, ao curso em tela, a área de desenvolvimento a SDPessoal promoveu treinamentos no exterior, graças ao citado Acordo RFFSA/SENAI, inclusive o de formação doméstica  profissional de alunos- aprendizes, em diversas profissões para as oficinas industriais da empresa.

Para os dois módulos, o de nível de alta gerência e o médio, o fundamento básico 4 fundamentos: “que, onde, quando, quanto”,  colocados em forma de perguntas para o desenvolvimento de todo o conteúdo do curso.

O Ministro da Casa Civil ou da Educação, bem que poderiam pesquisar a existência dessa Firma de Consultoria ou sucedânea, para treinar todo o ministério do governo Jair Bolsonaro, começando por ele, no propósito patriótico, a fim de que cada qual faça a análise de problemas e tomada de decisão e se exercite na detecção analítica de falhas e tomem a exercência de decisões ativas efetivas para “endireitar” este País, não só quanto a pandemia, mas todas as ações relativas à governabilidade acéfala, sabe-se lá até quando, pelo barulho da carruagem.

A população brasileira também sabe, o que lhe está afetando principalmente, numa referência as perguntas básicas e fundamentais do treinamento: “que, onde, quanto e quanto,” no contexto político-econômico-social do terrível número de óbitos, que brevemente poderá chegar ao absurdo de 500 mi. Xô Covid-19, 20, 21... 22. Pergunta-se, presidente, V. Excia já se deu conta desse quantitativo em potencial?

Muitos dos instrutores ferroviários do Curso da Kepner Trigoe, possivelmente estão defasados, mortos e outros  aposentados (meu caso, formado nos dois módulos), mas uma empresa nacional ou até  mesmo uma internacional poderia treinar  toda o “staff” do governo, a fim de que o contingente tenha uma dosagem de eficiência e eficácia, no combate a esta guerra sanitária contra o coronavírus que está nos vencendo de 7 x 1 ou de 10 a zero.

Presidente, insisto em colocar a máxima deixada pelo espírita (sou católico), Chico Xavier, cabível sob todos aspectos de seu governo:

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”

Declino a minha máxima, repetível  e adaptável para o tema deste artigo,: no tempo e no espaço:  O governo  precisa de treinamento (análise de problemas e tomada de decisão) como sangue de oxigênio e a tarefa que pesa por sobre os ombros do presidente, é  submeter-se a um treinamento da espécie e  toda a sua equipe. E estamos conversados.

 

Genésio Pereira dos Santos/Advogado/Jornalista/Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRENS: Transporte Rápido, Ecologicamente correto, Não poluente e Seguro

No dia 30 de abril estaremos comemorando os 168 anos de inauguração da primeira Ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro de Petrópolis da Impe...