segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Linha 3 do VLT começa a operar em novembro




Um acordo entre a Prefeitura do Rio e a concessionária que administra o VLT , promete, já para o mês que vem, o funcionamento da Linha 3.
O último trecho que faltava para ser inaugurado, liga a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont pelo eixo da Avenida Marechal Floriano, usando partes já em funcionamento das linhas 1 e 2.
O acordo firmado entre a prefeitura e a concessionária do VLT criou um grupo de trabalho formado por técnicos para ajustar as questões contratuais.
Em março, o VLT entrou na Justiça contra a Prefeitura do Rio, alegando quebra de contrato e atrasos em repasses que, atualizados, chegam a R$ 170 milhões.
O sistema foi inaugurado em junho de 2016, como um legado das Olimpíadas do Rio. As obras custaram quase R$ 1,2 bilhão. Mais de R$ 500 milhões foram pagos com dinheiro público, do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade.
O consórcio pagou a outra parte, de R$ 625 milhões, e tem o direito de operar o serviço por 25 anos. O contrato previa que a prefeitura pagaria de volta para a empresa 270 parcelas de R$ 9 milhões. Porém, desde maio de 2018, o município não faz os repasses.
O contrato previa um volume diário de 260 mil passageiros, mas apenas 80 mil rodam nos bondes todos os dias. Para compensar a defasagem, caberia à prefeitura pagar a diferença.
O prefeito Marcelo Crivella propôs mudar a contrapartida. Segundo ele, garantir 260 mil passageiros diariamente equivale a um prejuízo de R$ 420 mil por dia. Ele sugere assegurar apenas 100 mil passageiros por dia, o que diminuiria o prejuízo com o excedente que deve ser repassado ao consórcio.
Para tal, o prefeito chegou a anunciar o fechamento de grande parte do Centro para ônibus. Linhas intermunicipais só iriam até a Rodoviária Novo Rio ou até o entorno da Central.
Além disso, Crivella propôs elevar o tempo de concessão de 25 anos para 35 anos.
Fonte: Diário do Rio,11/10/2019


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