A audiência, presidida pelo deputado Welberth Rezende (PPS), teve como tema o “Rio de Janeiro de volta aos trilhos – passado, presente e futuro e o programa estadual de recuperação da malha ferroviária de passageiros cargas e reativação dos trens turísticos”. Na ocasião, a Frente Parlamentar apresentou as propostas para viabilizar a reativação da malha ferroviária ociosa do estado.
Entre as principais ferrovias com fins turísticos estão a Guia de Pacobaíba – Vila Inhomirim, Nogueira – Itaipava, Paraíba do Sul – Cavaru e Miguel Pereira – Governador Portela. Estão em discussão também os trens regionais de Japeri – Barra do Piraí, Campos – Macaé, Rio – Petrópolis e Volta Redonda – Resende-Itatiaia. Além dos pequenos cargueiros de Campos – Itaperuna e Queimados – Comperj – Campos – Porto Açu.
O secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro Delmo Pinho apresentou o programa estadual de recuperação da malha ferroviária. O objetivo, segundo ele, é recuperar cerca de 150 km. Os recursos para o investimento viriam do valor da multa aplicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) à Ferrovia Centro Atlântica (FCA) que desistiu de administrar 752 km da extinta RFFSA.
Pela Aenfer, estiveram presentes a presidente Isabel Cristina Junqueira de Andréa, o diretor Helio Suêvo, o assessor da Diretoria Antonio Pastori, os conselheiros Genésio Pereira, João Bosco Setti, além de membros do Movimento em Defesa dos Trens (MDT) e entidades voltadas ao modo ferroviário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário